quinta-feira, 31 de maio de 2012

Secretaria de saúde organiza passeata em Central do Maranhão contra o Tabagismo!



31 de maio- dia mundial contra o tabaco!

hoje, dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A data, criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo lembrar os perigos do fumo, discutir as estratégias da indústria para seduzir novos usuários e provocar ações contra o tabaco. De acordo com a OMS, o tabagismo continua a ser a principal causa de morte evitável em todo mundo, pois é um importante fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. Cerca de 1/3 da população mundial é fumante e 5 milhões morrem por ano em consequência do uso do cigarro. 



O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a maior causa de morte em todo o mundo, só no Brasil ocorrem cerca de 200 mil mortes por ano. E os números são alarmantes, 7 brasileiros morrem por dia, vítimas do tabagismo passivo (pessoas que inalam apenas a fumaça).
Segundo o Instituto Nacional de Cancêr (INCA) a fumaça do tabaco contém mais de 4.000 substâncias.As pessoas que passam 80% do seu tempo em ambientes fechados, ao final do dia, poderão ter respirado o equivalente a 10 cigarros.
Em cada tragada são inaladas 4.700 substâncias tóxicas, entre elas as três que são consideradas as piores: Nicotina que quando inalada atinge o cérebro em 8 segundos, Monóxido de Carbono (CO) o mesmo que sai do cano de escapamento dos carros e o alcatrão que reúne vários produtos cancerígenos como: polônio, chumbo e arsênio.
Em prol dessa data tão importante, a SECRETARIA DE SAÚDE em parceria com a PREFEITURA MUNICIPAL e AS ESCOLAS PÚBLICAS, Se mobilizaram com Palestras onde os profissionais da área de saúde trataram de informar a população de como o uso do cigarro destrói fumantes e não fumantes; também realizaram hoje ás 8:30 da manhã,
uma passeata, saindo do Ginásio com destino á praça de feira. Carregando faixas e cartazes, os alunos do ensino fundamental das escolas públicas tiveram como objetivo conscientizar a população de fumantes e não fumantes dos riscos a saúde que o cigarro causa, além dos danos ao meio ambiente.

veja as imagens:







Preconceito não ajuda!

Vale lembrar que pessoas dependentes, são exatamente isso, DEPENDENTES! muitos querem parar de fumar, mas não conseguem, e apontar o dedo, excluir ou criticar não vai adiantar! Infelizmente o nosso país ainda julga as pessoas pelo meio que elas convivem, favelados, ex-presidiários,usuário de drogas são vistos como marginais! PENSE COMIGO: num país onde a corrupção domina, o desemprego assola a maioria, e os impostos estão entre os mais altos, não seriam eles as principais VÍTIMAS DO SISTEMA? pois bem, voltemos ao tabaco; Como eu já falei acima,(e toda carteira de cigarro mostra) o fumo contém mais de 4.700 substâncias tóxicas! e NICOTINA que causa dependência física ou mental, pessoas fumantes não devem ser tratadas como burras, mal educadas ou suicidas(por mais que esse último caso seja verdade),pois elas são nada mais nada menos que vítimas da indústria do cigarro, que é a verdadeira vilã nessa história. essas pessoas precisam de acompanhamento psicológico, ajuda da família, dos amigos e de toda sociedade! antes de julgar ou exclui um fumante ao invés de encorajá-lo a parar de fumar, lembre-se disso: ¨apontar o dedo na rua, não te torna melhor do que ninguém.¨


            
     ¨Um mundo melhor só é possível com pessoas melhores¨


                                        VOCÊ PODE PARAR DE FUMAR!


Pare agora!



O que eu acho?
Pois bem, vimos acima o quanto o cigarro é letal, e os danos que ele causa tanto aos fumantes quanto aos que não fumam, fora os estragos que ele causa ao meio ambiente. agora a minha humilde opinião(se bem que a matéria toda é minha opinião já que foi feita por mim! mas emfim,vamos lá); O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.
A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.” Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, mas enormes prejuízos para os clientes.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos ,cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.“ O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”. Como tudo que você compra, no cigarro também você paga imposto, e pra quem não sabe, o Brasil está entre os países que cobram os mais altos impostos do mundo!!! o fato é que, enquanto pessoas estão morrendo de cãncer e poluindo o ar que respiramos, matando assim outras pessoas, alguém está lucrando! e muito!
Aqui no Brasil aprovaram uma lei que PROÍBE qualquer tipo de propaganda de cigarros pela mídia, fato que fez muita gente comemorar! já que a mídia induzia e muito ao uso do produto, Mas, esqueceram de acrescentar os filmes de hollywood e as novelas da globo nessa lista!
Já se tornou comum Astros de filmes que são sucessos em bilheteria fumarem durante todo o filme!( Nìcolas cage que o diga) Ótima estratégia, assim a mídia ganha o seu, e a industria de cigarro alcança seu público alvo, os JOVENS E ADOLESCENTES! 
      Aqui no Brasil, a minissérie Presença de Anita , chamou a atenção aos vários cigarros consumidos pela protagonista de apenas 18 anos. A representação foi tamanha, ao ponto da própria atriz tornar-se dependente. A mensagem descarada é que fumar dá prazer, boa forma, virilidade e popularidade. “Onde eu trabalhava”, disse um consultor de publicidade, “tentávamos de tudo para influenciar a garotada de 14 anos a começar a fumar”. Os anúncios na Ásia apresentam ocidentais atléticos, saudáveis e cheios de juventude, divertindo-se a valer em praias e quadras esportivas – fumando, é claro. “Top models e estilos de vida ocidentais criam padrões glamorosos a imitar”, comentou um informe de marketing, “e os fumantes asiáticos nunca se fartam disso”.
Em municípios pequenos,como aqui em Central do Maranhão a luta ainda é mais intensa, porque o descaso é grande, a venda de CIGARRO ou BEBIDA ALCÓLICA  é PROIBIDA para menores de 18 anos!!! Mas quem disse que a lei se faz cumprir na nossa cidade!a PREFEITURA não dá total apoio a causa, a polícia praticamente não existe, para resolver qualquer coisa somos encaminhados para a delegacia da cidade de Mirinzal, em quase todos os comércios ou butecos qualquer adolescente tem livre acesso a tais drogas! e NADA É FEITO! NINGUÉM TOMA UMA ATITUDE! e em dias como hoje, vão para ás ruas, o que é ótimo e eu apoio, mas não basta fazer passeatas, o combate ao fumo não se limita apenas ao dia em questão, é uma luta diária! um processo demorado e uma necessidade de todos! porém a maioria não tá nem aí....(infelizmente)
Bem meus amigos, essa luta contra o tabaco ainda está longe de acabar! enquanto o GOVERNO e a MÍDIA não colaborarem para o bem da sociedade(o que é quase impossível já que a corrida deles é pelo dinheiro), só nos resta fazer uma coisa, REVOLUÇÃO! FORA REDE PODRE DE TELEVISÃO! FORA MANIPULAÇÃO! pense por você,não deixe que usem sua mente para seus propósitos sombrios e fins lucrativos! liberte-se disso, você é capaz!
Para terminar, fica um recado a todos que querem se libertar do vício(seja do fumo ou da televisão)
Entregue teus caminhos ao Senhor, confia nele e o mais ele fará, o que impossível para o homem, Deus faz! lute, resista, mas deixa Deus assumir o controle, pois a batalha é dura, mas nosso general, é o senhor dos exércitos! mude seu pensamento, A REVOLUÇÃO COMEÇA COM VOCÊ!






O QUE ACHOU? COMENTE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário