foto tirada na inauguração do fórum da juventude em Mirinzal-Ma, onde Denise destacou-se pelo seu posicionamento crítico sobre Liberdade e Democracia.
Depois de muita conversa, começa a entrevista:
O que foi esse congresso pra você?
-Pra mim, esse congresso assim como muitos outros que já participei, serviu para aprimorar-me de fato, de que a juventude não deve aceitar tudo passivamente, deve criticar mesmo! Falar, reivindicar seus direitos, mostrar que a juventude tem voz e também tem vez e que a juventude não é o futuro e sim o presente! Que pode e deve ser reconhecida.
Denise, você mora na zona rural, o que você pôde levar do seu povoado para a zona urbana, já que essa viagem lhe propôs oportunidades?
-Bom, em Fortaleza foram discutidos vários assuntos na qual tive participação,entre eles: ¨10% do PIB para a educação¨ e ¨passe livre¨; uma das perguntas mais debatidas foi ¨Qual a melhor forma de se ter uma educação de qualidade?¨ O preletor respondeu:
-Investindo no fundo social.
Então, pronunciei-me:
¨De que forma? a maioria das pessoas que vivem na zona rural sobrevivem da lavoura ou apenas do bolsa família! Como poderão investir em fundo social para assim ter uma boa educação? Então essas pessoas nunca terão uma educação de qualidade! Temos que pensar na sociedade como um todo, como vão ficar esses estudantes?
E a questão do passe livre? como você se posicionou?
-Foi um assunto abordado dentro da zona urbana, sendo assim, mais uma vez a zona rural foi esquecida. Bom, a questão do passe livre é complicada, já que nem ônibus tem! Por que não criar projetos de passe livre em que estudantes da zona rural possam ir até a capital? Foi falado que o objetivo do projeto era fazer com que as universidades fossem até as zonas mais pobres, mas já que isso não aconteceu, por que não nos levar até essas universidades? Mostrei minhas propostas que até foram aplaudidas; a propósito, quero agradecer o pessoal de Minas, as outras caravanas e também toda a baixada; Enfim, me senti feliz de poder levar para a zona urbana um pouco da nossa realidade aqui da zuna rural, e mostrar que aqui também tem Juventude que vão falar por elas até que venham a ser vistas e reconhecidas; espero que fique na lembrança.
O que você leva pra vida toda desse congresso?
-Novas amizades, poder falar e ser ouvida, ajudar minha cidade! ¨tive essa oportunidade¨, é algo que vou lembrar pra vida toda...
...Há! As lembranças também de um velhinho gagá(rsrsrs), chamado Anadeto, que já vivenciei bastante lutando pela juventude, vale a pena ouvir suas experiências; levo também lembranças das pessoas que já partiram, mas tentaram fazer a diferença; palavras que só de ouvir dá pra levar pra vida toda.
Você é evangélica da Igreja Assembléia de Deus em Central, você acha que o fato de você ser cristã, de alguma forma tem te ajudado nessas participações?
-Com certeza! Ser cristã é ser livre de pensamento, é ver além daquilo que se é mostrado, agradeço muito a Deus por ter me dado sabedoria, sem ele eu nada poderia fazer, eu acredito que nós cristãos temos sim que nos posicionar como Servos de Cristo! Mas o que acontece é que a maioria dos crentes só pensa como cristão dentro da igreja, em quatro paredes, eu creio que se pensássemos como cristãos sobre assuntos como sociedade, política, meio-ambiente, etc. Com certeza o mundo seria um lugar melhor, para terminar quero deixar o versículo 2 do capítulo 12 do livro de ROMANOS:
¨E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente¨
Seus agradecimentos:
-Agradeço a Deus por me conceder tantas oportunidades, ao coordenador e amigo Denis Ribeiro, a minha escola José Roberto Viana, a minha família, em especial a minha mãe que sempre lutou por mim, se não fosse por ela não teria tantas vitórias, as pessoas que me ajudaram, e a todos os meus professores que tenho certeza que sempre estão torcendo por mim e lutando por minha formação! obrigado amigos e amigas, amo todos vocês....bjs!
Diga algo pra nós do blog A REVOLUÇÃO COMEÇA COM VOCÊ!
-Amo vocês! Adimiro muito você Max, e todo pessoal que contribui com seu blog, é muito difícil encontrar pessoas compromissadas com o Evangelho, e com o bem da população, você é uma pessoa abençoada, espero que nunca perca o foco, e jamais se cale diante desse sistema corrupto!
me sinto honrada em poder dar essa entrevista, e de alguma forma poder ajudar nossa sociedade. Que Deus te abençoe amigo, e vamos lá juventude, a revolução, é você quem faz!
na foto: Denise Duarte e Michael Max(esse humilde blogueiro que vos escreve.)
O que achou? Comente!