sábado, 28 de setembro de 2013

Manifestação social em Central do Maranhão.



Nesta sexta (27), aconteceu uma manifestação pelas ruas de Central do Maranhão com o objetivo de reivindicar os direitos supostamente negados pela atual gestão. Com o foco na segurança pública e na falta de água em alguns bairros da cidade, os manifestantes carregando cartazes e faixas, fizeram uma caminhada saindo do açude com destino à praça da feira, onde a equipe de controle social que liderou o movimento se pronunciou. Com o tema “Povo unido e organizado, luta e vence “a Equipe formada na maioria por políticos, professores e funcionários públicos, vem mobilizando os moradores de Central com palestras e reuniões que visam informar o povo sobre a situação do município e buscar transparência da gestão. Recentemente o Juiz de Direito Jorge Moreno deu uma palestra na praça da feira, onde ele abordou a falta de água e as obras inacabadas deixadas pelo ex-prefeito, que segundo ele, deveriam ser terminadas pelo atual. Alguns veem o movimento como partidário, pois a grande maioria dos manifestantes e simpatizantes são da oposição, outros veem na equipe, o começo de uma nova era na cidade, onde os descasos cometidos pela gestão passada não voltarão a se repetir. Discordâncias à parte, essa manifestação não foi a primeira e não será a última que a Equipe de controle social realizará, garantem os membros da mesma.

Segue abaixo as fotos do movimento:
(fotos de: Michael Amorim)







O que achou? Comente!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A cultura da morte - Bem vindo a Central do Maranhão



Por Jadson Carvalho.

Gosto muito de conversar com meus professores do passado, principalmente com aqueles que eu mais me identifiquei. Numa conversa com a professora Concita - hoje diretora da Escola Estadual C. E. José Roberto Viana- pude observá-la comentar sobre um assunto interessante. Não pensem que foi um comentário sobre língua portuguesa, também não pensem que foi comentário de outra matéria secular. Foi muito mais que isso. A minha amiga diretora do Roberto Viana falou-me sobre a cultura da morte. Mas o que de fato é isso? A professora Concita é uma senhora muito inteligente e de uma moral excelente aqui em Central, por isso, vale prestar atenção nos detalhes da conversa.

Depois de passar um carro anunciando uma festa (o que já se tornou comum em Central), a professora passou a me dizer: Essa é a cultura da morte, uma cidade que só há anúncios de festas de reggae, influenciando a prostituição e conseqüentemente abortos. Em Central do Maranhão já existem inúmeros casos de aborto. Guardei suas palavras e fiquei o dia a refletir sobre elas.


Em Central do Maranhão a circulação de Carros de som como esse acima anunciando festas já virou rotina.

A população e principalmente as autoridades ainda não descobriram o que deve ser feito para que uma sociedade viva plenamente bem. O conceito de viver plenamente bem está se perdendo a cada dia que o pós-modernismo vai se desenvolvendo. Viver feliz e tranqüilo passa a ter um status bem mais elevado. Na visão pós-moderna, só vive plenamente bem, quem tem carro, casa boa, fazenda e etc. Há um caminho que podemos seguir para vivermos plenamente bem: a educação, um bom relacionamento com as pessoas que moram ao redor de nós ou na mesma cidade. Segundo Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e a saúde do Estado. Assim, a educação, para ele, tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz. Mas, de qual educação este filosofo se referia? Não é aquela educação que vem sendo promovida hoje no Brasil. Uma educação que a cada dia retira limites para os alunos e joga toda carga nas costas dos educadores. Como o escritor Augusto Cury costuma dizer, os jovens hoje tem estudado matemática e Língua Portuguesa, mas não tem compreendido o mundo em que vivem, conseguimos enxergar átomos, mas não conseguimos enxergar a dor do outro, exploramos o mundo de fora, mas não o mundo de dentro de nós mesmos.
Voltando ao assunto inicial. A cultura da morte. Aquela conversa me chamou a atenção. E passei a observar Central do Maranhão. Uma cidade com pouco mais de 7.000 habitantes. Cidade que até 7 anos atrás sentíamos prazer em morar. Quando acontecia qualquer roubo ou morte, considerava-se um absurdo pela população era algo espantoso! Hoje, Central tem o maior índice de criminalidade da baixada, possui apenas 2 policiais e uma viatura, que indefesos, preferem ficar dormindo no posto policial que tem nesta cidade, (Obs.: Posto policial não é delegacia). Até latrocínio já aconteceu aqui. Recentemente dois bandidos numa moto mataram um camelô da Paraíba, que fazia seu serviço aqui nesta cidade, depois de roubar a quantia equivalente a sete mil reais, tiraram sua vida com um tiro no peito, Sem falar nos inúmeros assaltos às casas que vem ocorrendo todos os dias por aqui. 

Integrante do Tráfico da Maiobinha conhecido como "Play", preso em São Luís portanto alguns tipos de drogas e suspeito de ter cometido o recente latrocínio em Central.

Aborto, prostituição, latrocínio, roubo à bancos, assaltos aos motoristas, casas roubadas, tráfico de drogas, esta é a rotina de Central do Maranhão na atualidade. Ah se fosse o contrário. Como diz a música dos meus amigos Michael Max e Elinaldo, “tanto drama, morte e luto, família em desespero a cada segundo, tudo mudado, tudo diferente, me mostre uma família feliz sendo carente”. Eu fico me perguntando: Porque as pessoas desta cidade não almejam uma formação intelectual? Porque o banditismo tem influenciado esta cidade?
Enquanto nossa cidade viver debaixo do jugo das drogas e festas de reggae, só haverá luto. Luto Espiritual. O povo clama por mudanças na cidade. Mas a principal mudança que deve acontecer, é as famílias sendo restauradas para Deus. Não adianta falarmos de mudança na família e esquecermos Deus.
As festas, principalmente o carnaval vem influenciando gravidez na adolescência. Drogas e as DST’s vêm aumentando a cada dia. Há quem comente que na nossa cidade já existem mais de 100 casos de AIDS. Que cultura é essa se não de morte? Várias meninas dentre os 15 e 17 anos já foram no hospital se tratar depois que realizaram aborto e quase morreram. Que cultura é essa? Até então Central é conhecida como uma cidade violenta, perigosa.


O aborto



Fotos de  crianças massacradas em uma clínicas de aborto.


O aborto por sua natureza é o maior crime que uma mulher pode cometer. As abortistas que defendem esta prática, dizem que o corpo é delas. Sim. Mas a vida pertence às crianças que são massacradas. Diariamente, são realizados milhares de abortos no Brasil, e mais de 44 milhões no mundo inteiro. Crianças são despedaçadas e cruelmente mortas, e é triste saber que Central já faça parte deste processo ajudando o mundo a caminhar para um controle de natalidade matando os inocentes. Como disse Ronald Reagan, presidente dos Estados unidos em 1984, “só defende aborto quem já nasceu”. Vou terminando por aqui, pois o texto já está extenso. Continuamos outro dia...

O que achou? Comente!

domingo, 15 de setembro de 2013

Força Tática prende suspeito do assassinato de Luzico.


Rosário: Força Tática prende ''Perninha" acusado de matar dois irmãos em Axixá
Perninha é suspeito de participação no assassinato de Luzico, mas nega que participou do crime.

A operação realizada pelo comandante Major Roberto Filho e pela força tática, composta por Policiais Militares da 7ªCI terminou na tarde desta sexta-feira (13) com um balanço de 5 presos dentre estes 3 mulheres.

A operação foi montada na segunda-feira desta semana no intuito de cumprir um mandado de prisão contra um suspeito de ter matado dois irmão na festa do Carambolo no povoado Centro Grande no Município de Axixá.

A Força Tática, com o apoio de outros polícias apaisana, conseguiram prender o criminoso que estava em baixo da cama, Wanderson Aurélio Cantanhede, ''Perninha" de 27 anos, natural de Axixá e Eliseu da Silva Sousa, de 21 anos, natural de Imperatriz. Segundo informações Perninha teria pulado a cerca de arame farpado que servia de divisaria da festa e disparou contra os dois irmãos e fugiu.
juntamente com eles foi encontrado na residencia dos meliantes, 6 celulares, 1 carregador, 1 bolsa, 1 mochila, 1 saco contendo maconha, 28 cigarro pronto para revenda e 3 pedras de crack.

A prisão do foragido ''Perninha'' e de seu comparsa Eliseu que está ainda sendo investigado como autor do assalto da loja OI no Município de Santa Rita, aconteceu às 16h000min no bairro projeto em Rosário.
As cinco pessoas presas na operação foram encaminhado a delegacia regional de Rosário, onde a delegada Drª Regina Barros vai realizar todos os precedimentos cabíveis. Após serem atuado os mesmo serão transferido para uma complexo penitenciário em São Luís, por conta do grau de risco que os meliates oferecem a sociedade.

A prisão foi efetuada pelos policiais: Cap. Perreira, Ten Rodrigues e a equipe da força tática composta pelos seguinte policiais, cabo Ferreira, soldado G. Perreira e Moreira.

''Foi uma investigação bem detalhada, colhendo informações preciosa para chegar ao autor do crime dos dois irmão, essa é uma resposta a sociedade de Rosário e região do munim'' declarou o comandante da 7ªCI.


O que achou? Comente!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Secretaria estadual de Educação do Maranhão pede a retirada de material de apoio didático das escolas públicas do estado.


Recentemente um ato um tanto estranho e no mínimo revoltante chamou a atenção de professores e diretores de algumas escolas da baixada maranhense, o governo do estado sem mais nem menos ordenou em algumas escolas estaduais a retirada de materiais de apoio didático que serviriam de grande ajuda no aprendizado dos alunos , a direção da escola C.E. José Roberto Viana do município de Central do Maranhão foi uma das vítimas da atitude constrangedora e infeliz da Secretaria estadual de Educação do maranhão (Seduc-MA) comandada pela ainda Governadora do Estado Roseana Sarney, Revoltados com o acontecido, a Direção da escola veio a público com uma nota demonstrando sua indignação e pedindo esclarecimentos da parte do governo do estado.



Roseana Sarney na mira dos estudantes.


A Governadora Roseana Sarney recentemente desmarcou uma visita à cidade de Central do Maranhão, alegando problemas familiares. Vale frisar que os alunos do Ensino Médio da escola Roberto Viana estavam organizando uma manifestação social em ato de protesto contra a corrupção e o descaso com a educação maranhense. O que obviamente não aconteceu já que a governadora estranhamente desistiu da visita.




Abaixo a nota retirada do Blog da Escola C.E. José Roberto Viana.

NOTA DE REPÚDIO

A escola José Roberto Viana vem a público através de todo corpo docente, discente, técnico e administrativo, além da comunidade centralense, repudiar veemente a atitude da Secretaria Estadual de Educação- Gerência de pinheiro, pelas informações abaixo:

-No dia 02 do Mês de Setembro ás 12:15 hs uma pequena equipe de posse de um termo de remoção recolheu o material de apoio didático assim relacionado: antena parabólica com gabinete. A alegação foi que esse material iria para a cidade de Chapadinha.

-Tal ação tempestiva por parte da Gerência por pouco não se igualou ao acontecido com a escola do povoado de Cumã, no município de Gimarães, onde material semelhante foi recolhido com os alunos em plena aula!! Gerando com isso o maior constrangimento e desconfiança na escola. 



Diante do exposto a diretoria dessa unidade de educação está enviando um documento de igual teor à Secretaria Estadual de educação (Seduc-MA)-Gerência de Pinheiro para melhor esclarecimento e tratar quanto a substituição de todo material didático removido.
Segue abaixo assinado:
David Madeira

O que achou? Comente!


Presidente da Câmara Municipal de Pinheiro diz que a casa é “Um barco sem direção” e vereadores esvaziam plenário pela 3ª vez afirma vereador Nezio




Em sessão ordinária na manhã de ontem (11) na câmara municipal de Pinheiro, a presidente da casa Conceição de Maria “Concita de Luis Pajé” (DEM), afirmou que a casa é “Um barco que caminha sem direção”. A afirmação da presidente foi confirmada minutos depois onde os edis propositalmente esvaziaram o plenário da casa e deixaram de votar 04 requerimentos e um projeto.

A câmara municipal de Pinheiro tem sido alvo de muitas criticas nas redes sociais da cidade, depois da atitude dos vereadores na manhã de ontem, disse a presidente da casa “quem procura acha” referindo-se aos vereadores que mais uma vez pela atitude poderão cair nas redes.

Abaixo a ordem do dia:

REQUERIMENTO Nº 039/2013 – da Vereadora Conceição de Maria Ferreira Silva solicitando que seja encaminhado expediente ao Exmo. Prefeito Municipal, FILADELFO MENDES NETO, solicitando informações a cerca do requerimento 015/2013 de autoria de minha autoria, onde solicitei a observância no Art.108 da lei nº 2.580 de 27 de dezembro de 2011, que dispõe do Estatuto do Servidor Público Civis do Município de Pinheiro do Estado do Maranhão, Revogado a Lei nº 195/59 e dá outras providencias.

REQUERIMENTO Nº 044/2013 – do Vereador Augusto Vinicius Requerendo a Excelentíssima Presidente desta Casa Legislativa, Senhora Conceição de Maria Ferreira Silva, no sentido de que tome as devidas providências, no que se diz respeito à atualização do Site e do Portal de transparência deste parlamento Municipal.

REQUERIMENTO Nº 045/2013 – do vereador Enezio Vitorno Ribeiro Requerendo que seja encaminhada expediente ao ilustríssimo Gerente da Agência Banco do Brasil, senhor RICARDO LUIS RIBEIRO SILVA, convidando a participar de Sessão Ordinária, cujo objetivo prestar esclarecimento a cerca das constantes falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, assim como, o atendimento ao publico como um todo.

REQUERIMENTO Nº 046/2013 – do Vereador Enezio Vitorino Requerendo a Excelentíssima Presidente da Câmara, Senhora  CONCEIÇÃO DE MARIA FERREIRA SILVA, no sentido que forme uma Comissão de Vereadores para realizar uma  visita “in loco” na Câmara Municipal d Balsas – MA, objetivando conhecer normas daquela casa que norteia a legalidade da regulamentação de repasse de recursos para aquele Poder  Legislativo.

PROJETO DE LEI Nº 011/2013 – de autoria do Executivo que autoriza a Doação de Imóvel de Propriedade do Município de Pinheiro ao Estado do Maranhão, Através da Secretaria de Estado do   Desenvolvimento, Industria e Comercio  - SEDINC para Implantação do Distrito Empresarial em Pinheiro Maranhão.


A sessão ordinária na manhã de ontem Durante o desenrolar dos trabalhos da casa, contou com a participação de 13 vereadores, apenas os vereadores Leonardo Sá (PPS) e o vereador João Moraes (PSB) não compareceram. Segundo o Vereador Enezio pela terceira vez os edis esvaziam o plenário da casa propositalmente para não participar das votações.

Ao final da sessão apenas os Vereadores: Oziel Menezes (PSD), Concita (DEM), Lucas doBeiradão (PDT), Beto de Ribão (PSD), Nezio (PDT), Stelio (PSDB) e Antônio Ribeiro (PPS), permaneceram na casa. Vereadores que se ausentaram da Sessão: Guto (PV), Jaelson (PV), Valter Soares (PV), Sinval Souza (PMDB), Selma (PSL), Elizeu de Tantan (PSB).

Fica a pergunta o que de fato está levando os nobres parlamentares a deixarem o recinto no momento da votação? Seria uma pressão indireta a alguém?

Postado originalmente por: Blog do Vandoval Rodrigues.

O que achou? Comente!

I Seminário educacional em Central do Maranhão.

Secretaria de Educação realiza o I Seminário de educação da cidade.


O fato Aconteceu nessa sexta (6) e contou com a presença de todos os professores municipais e foi aberto ao público, contando também com a presença de alguns visitantes. O evento iniciou-se com as palavras do representante do conselho Tutelar Duacir, seguindo-se do pronunciamento das demais autoridades da mesa. De todos os pronunciamentos destacaram-se as palavras do vereador e professor Jubenilson, que enfatizou a carência da didática na educação do nosso município e a importância de um seminário educacional, também frisou a responsabilidade em se colocar em prática os temas e sugestões debatidos no seminário. “Não devemos apenas traçar metas, mas também persegui-las”-Disse ele. O vereador “Valdinho Barros” focou seu discurso na falta de professores formados em Central do Maranhão, segundo ele, o município “parou” durante oito anos e a formação de professores não foi prioridade da gestão passada. Logo após seu pronunciamento o ex-vereador e atual secretário da cultura “Nenêgo” chamou os presentes para “arregaçar” as mangas, e deixar a política partidária de lado, lembrando os presentes que o IDEB do município de Central é um dos piores do Maranhão, e que para isso mudar é necessário esquecer as diferenças e trabalhar em equipe. O pronunciamento das autoridades presentes encerrou-se com o comovente relato da Secretária de Educação Deusdina Veloso, que emocionou a todos contanto momentos difíceis que passou como professora, contou sobre situações onde é necessário superar as dificuldades para educar um aluno e transformar um analfabeto em um cidadão letrado. Ela também destacou a importância da família na escola, os pais devem estar aliados com os professores para uma melhor educação, “sozinhos não vamos conseguir, mas a partir do momento que nós nos avaliarmos e nos perguntarmos: O que eu estou fazendo para melhorar a educação na minha cidade”? Com certeza teremos dias melhores. Disse.

Terminou seu pronunciamento agradecendo aos professores e pedindo que eles tornem suas aulas um lugar que cativa o aluno e não uma coisa monótona, para ela a criatividade e o entrosamento do professor são essenciais para um bom aprendizado. Dando continuidade ao evento a Banda LDN (Luz das Nações) da PIB (primeira igreja Batista) em Central fez o momento cultural, cantando sucessos da música gospel, enquanto a organização servia o lanche para os professores e demais convidados. Logo após o momento cultural deu-se início às palestras, no total 3 palestrantes discursaram a respeito de projetos organizados pelo MEC e como mudar a realidade da educação no município.

Segue abaixo as fotos do evento:

(Fotos de Michael Amorim)

Momento da entoação dos Hinos Nacional e municipal.

Conselheiro Tutelar Duacir


Vereador e professor Jubenilson

Vereador Valdinho Barros


Secretária de Educação Deusdina Veloso

                                          Ministério de louvor LDN-Luz das Nações

Palestrante Ana Fraizão


Palestrante Claudeilson





O que achou? Comente!




sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Último acusado da morte de Décio Sá tem audiência adiada



O juiz titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, Osmar Gomes dos Santos, redesignou para o período de 16 a 19 deste mês a audiência de instrução do processo contra o advogado Ronaldo Henrique Santos Ribeiro, um dos 12 acusados do assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido em 23 de abril de 2012, em um bar na Avenida Litorânea, na capital. A audiência começa às 8h, na sala de sessões do 1º Tribunal do Júri, localizada no 1º andar do Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau.

Como o Instituto de Criminalística (Icrim) só deve enviar nesta sexta (6/9) à Justiça o laudo para inclusão no processo, o magistrado, por cautela, redesignou nova data para audiência que estava marcada para a segunda-feira, pois a defesa do acusado não teria tempo hábil para analisar o documento. A juntada do laudo do Icrim foi determinada em medida liminar, no mês passado, pelo desembargador do Tribunal de Justiça, José Luiz Almeida, que mandou também, a pedido do advogado, juntar as mídias de interceptações telefônicas, além de outros documentos.

Os outros 11 acusados já foram pronunciados pela Justiça para julgamento pelo júri popular, pelos crimes de homicídio e formação de quadrilha.


Entenda o caso 

 O jornalista Décio Sá, 42, foi executado a tiros, por volta das 23h, em um bar da Avenida Litorânea, orla de São Luís, no dia 23 de abril de 2012. Após mais de 50 dias de investigações, a polícia prendeu os sete suspeitos de envolvimento no caso, apresentando os participantes da quadrilha em entrevista coletiva, no dia 13 de junho.


Segundo a polícia, as denúncias do blog do jornalista Décio Sá - sobre crimes de agiotagem, desvio de recursos públicos e extorsões - foram as causas que levaram à sua execução. A morte do jornalista, segundo o assassino confesso Jhonatan de Souza Silva, teria custado R$ 100 mil, valor que não foi pago integralmente.

O calote teria sido um dos motivos da volta de Jhonatan a São Luís que queria cobrar a dívida. Contudo, com a sua prisão, a polícia conseguiu desvendar o assassinato do jornalista e iniciou a investigação de outros delitos cometidos pela quadrilha.

A quadrilha comandada por Gláucio Alencar Miranda Pontes Carvalho, de 34 anos e pelo pai dele José de Alencar Miranda Carvalho, 72 anos, presos na Operação Detonando como mandantes do assassinato do jornalista Décio Sá, atuava principalmente nas regiões do Munim e baixada maranhense. 
o blog do jornalista Marcial Lima, um dos profissionais mais bem informados no jornalismo investigativo e policial do maranhão, trouxe à tona os nomes de algumas prefeituras envolvidas com agiotagem, na época citou por exemplo, a prefeitura de Turilândia, uma das mais novas e pobres do Maranhão, que há muito vem sendo comandada por Curió e seus familiares como a campeã no esquema da agiotagem, depois apareceram as prefeituras de Cururupú, Serrano do Maranhão, Mirinzal, Central do Maranhão, Rosário e Icatú.

Com informações do blog do Gilberto Leda e do G1 Maranhão

O que achou? Comente!

Polícia Civil cumpre mandados de prisão em Bacabal

Zeca e Bela

Uma ação deflagrada pela 16ª Delegacia Regional de Bacabal culminou no cumprimento de mais dois mandados de prisão naquele município. Foram detidos José de Ribamar dos Santos, conhecido como ‘Zeca’, 42 anos, e Gilson Carlos Ferreira da Silva, o ‘Bela’, 27.

De acordo com o delegado regional de Bacabal, Carlos Alessandro Assis, a Polícia Civil vem deflagrando operações desde a sexta-feira (30) com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão na região.

“Desde a semana passada iniciamos levantamentos e campanas para localizar o paradeiro dos foragidos. Continuaremos combatendo com rigor o crime na região de Bacabal”, contou o delegado. Segundo polícia, José de Ribamar e Gilson Carlos foram detidos nos bairros Almiro Paiva e Frei Solano, respectivamente.

Ainda com base nas informações levantadas pela polícia, Gilson Carlos é condenado a sete anos de prisão por um assalto na cidade de Bacabal. Já José de Ribamar responde por crime de tráfico também na Comarca de Bacabal e era foragido da unidade prisional da cidade. Após a prisão, a dupla foi conduzida para ao distrito policial da cidade. Eles ficarão detidos à disposição da Justiça.


O que achou? Comente!

Mulher passa mal e desmaia na fila de espera do Banco do Brasil em Pinheiro na manhã desta quinta-feira (05)

O desrespeito das agências bancárias de Pinheiro com os seus correntistas são tamanhos, os serviços precários oferecidos aos correntistas de Pinheiro e da região da baixada são os piores possíveis.



Já é de “praxe” durante os fins de semana os caixas das agências de pinheiro e principalmente do Banco do Brasil, deixar a clientela impossibilitada de fazer saques, quase sempre os mesmo estão desabastecidos.

Durante a semana a falta de respeito continua apenas dois ou três caixas oferecem a Opção saque e um ou dois a Opção depósito, causando um grande aglomerado de pessoas nas dependências da Agência.

Na manhã de hoje (05), por volta das 10:00h da manhã uma mulher de aproximadamente 40 anos de idade, passou mal na fila de espera dentro da Agência Banco do Brasil de Pinheiro, de imediato  a SAMU foi acionado e prestou socorro a senhora.

O péssimo atendimento nas agências bancaria de Pinheiro já foi denunciado na câmara municipal de Pinheiro pelo vereador Oziel Meneses e muito criticado nas rádios TVs e redes sócias, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

Postado originalmente por: http://www.vandovalrodrigues.com/

O que achou? Comente!


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Integrante de tráfico da Maiobinha é preso por policiais do Serviço de Inteligência do 6º BPM

Antônio João Diniz Filho, de 20 anos, conhecido como “Play” (foto), foi preso por policiais do Serviço de Inteligência do 6º BPM após denúncias anônimas.




 Com ele, os PMs encontraram uma pedra de crack, de aproximadamente 50g, e mais 14 pedras menores da droga. A ação aconteceu em uma tarde de quinta-feira, 11 de julho, em uma localidade conhecida como “morro do urubu”, na comunidade da Maiobinha, em São José de Ribamar.

Segundo a polícia, o serviço do Disque Denúncia (98 3223-5800) havia recebido ligações da comunidade da Maiobinha, informando sobre as atividades de um grupo de traficantes da área. Após investigações, os policiais chegaram até o Play, que faz parte do grupo de um traficante já preso, o Mauro, do bairro São Raimundo. Play é foragido da Cidade de Central-MA, onde é suspeito de ter praticado um latrocínio no mês de junho deste ano, além de ter sido beneficiado com indulto quando estava preso, porém não mais retornando ao presídio.




O que achou? Comente!


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

RETIRO DA JUVENTUDE SOCIALISTA EM MIRINZAL

 Final de Semana marcado pela alegria para a juventude do Litoral e Baixada Maranhense.



Neste fim de semana foi realizado na cidade de Mirinzal, na Comunidade do Quilombo Frechal o I Retiro Regional Juventude Socialista, da baixada e Litoral, um evento que se iniciou na noite do dia 31 e foi ate este dia 1 de setembro com muita alegria, diversão, musica, teatro, lazer e discussões sobre temas que a sociedade enfrenta, como também uma palestra sobre criação dos Grêmios Estudantis na escolas, Juventude Socialista do PDT e politicas de juventude no Brasil, o evento contou com presença do Conselheiro Estadual de Juventude e Secretario de Cultura e Juventude da cidade de Bacuri, Lucivaldo Lopes, da Conselheira de Juventude e Vice presidente executiva estadual da juventude socialista do PDT, Idalete Rodrigues, do Presidente da Central Estudantil de Mirinzal e Chefe da Divisão de Programas para a Juventude, Leidson Ferreira, da Vice-Presidente da Central Estudantil e Presidente do Grêmio Estudantil Dagno Roberto da Escola Euclides Ribeiro Rooselly Vanessa, da Presidente do Grêmio Estudantil da Escola Cristino Pimenta de Bacuri Taila Catarina e do Vice Presidente MA/PI da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e Verdadeiro Vereador da Juventude de Mirinzal e liderança da Região o jovem Dennis Ribeiro, pessoa que muito tem contribuído com a Juventude daquela cidade, o evento teve o papel e foco principal de fortalecer o movimento de juventude na região, como também incentivar os jovens a discutir politicas publicas de juventude.


O vereador disse ao nosso blog, que esse é mais um dos eventos que tem o seu apoio e que ficará na historia e na vida da juventude, tivemos juntos, momentos de lazer, discussões, brincadeiras e também tristeza, na hora de vim embora, mais foi um evento que irá gerir bons frutos para a nossa juventude, é o ponta pé inicial do nosso trabalho, já realizamos um Fórum Regional de Juventude em junho e mais esse Retiro da Juventude como prova de mais ações que vai vim por ai, como o Programa Brincando nos Bairros, que visa levar esporte e lazer as comunidades, O Projeto Mirinzal Te Quero Verde, que visa o Reflorestamento de Rios e Matas, o Programa Bombeiro Mirim e o Projeto Jovem Empregado, que com certeza irá empregar uma boa parte da nossa juventude nos comércios e industrias da nossa cidade avaliou o I Retiro da Juventude Socialista um sucesso.

O evento contou com a presença de jovens representando vários municípios da Região como Bacuri, Mirinzal, Pinheiro, Cururupu, Cedral, Serrano, Apicum-Açu e Madragoa, que se divertiram demais nos lazeres, teatro, cinema, discussões, foi marcado pela união entre os jovens e foi organizado pela Juventude Socialista do PDT de Mirinzal, que tem como presidente o Jovem Itallo Tiago e Vice-Presidente Lucas Ribeiro.

Vejam abaixo algumas fotos do evento:






O que achou? Comente!

Escolas de São Luís estão no alvo da violência.



As rondas no colégio Cintra serão intensificadas e a Unidade de Ensino Básico Tancredo Neves, na Cidade Operária terá ação reforçada da polícia. As unidades sofreram com a violência e os assaltos, sendo que no entorno do Cintra são constantes roubos a estudantes; e a UEB, no início da semana, foi invadida por suspeitos que intimidaram alunos e funcionários. As diretorias das unidades pediram mais segurança. Registros deste tipo vêm aumentando nas áreas escolares, segundo o comando do Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geape) da Polícia Militar. Neste primeiro semestre foram registrados 1500 ocorrências em escolas na Grande Ilha. O mês de maio foi o de mais casos com 306. Os casos envolvem agressões física e verbal, ameaças, indisciplina e furtos. O número ainda é menor que o do mesmo período do ano passado com 2531 registros, tendo sido também o mês de maio o mais violento, com 615 casos. Em todo o ano passado as escolas computaram 3693 ocorrências.

“As ocorrências a estas escolas serão verificadas e vamos tomar providências”, garantiu o chefe do setor de comunicação social da Polícia Militar, tenente-coronel, José Ribamar Pereira da Silva Filho. O comandante destaca o grande volume de jovens estudantes que vêm de bairros do entorno e a concentração de comércios informais atraídos por esse fluxo, contribui para o índice de ocorrências e requerem maior segurança. “O comando tem prestado atenção especial para essa área, que é muito abrangente”, afirmou. Segundo ele, há uma viatura do 9º Batalhão que se fixa nas proximidades do Cintra, mas, por atender todo o conglomerado de bairros do entorno, ao ser acionada se desloca deixando a área descoberta.

O serviço de inteligência da PM também integra a ação monitorando a área a fim de coibir a venda de drogas aos estudantes. “Temos uma demanda muito grande para a estrutura”, ressalta. O que reflete nas ações do programa, que vêm sendo realizadas com dificuldades pela deficiência em estrutura e equipamentos. Das dez viaturas que atendiam o programa, apenas três estão em operação – as demais, foram encostadas por desgaste e sem condições de uso.

“Infelizmente, não temos condições de cobrir toda a área de abrangência, então, damos a atenção à medida que surgem as ocorrências e intensificando as ações nestas áreas”, pontuou o comandante. A previsão é que mais quatro veículos sejam incorporados às atividades e distribuídos na base da zona rural (2), uma em cada um dos cinco batalhões (São José de Ribamar; Cidade Operária; Liberdade e entorno; Cohab e entorno; Coroadinho e entorno) e uma na coordenação geral do Geape para acompanhamento dos serviços.

Prevenção e educação
O Geape é o policiamento específico para atuar nas escolas e foi criado para policiar e educar. O objetivo é que o Geape se transforme em Batalhão, dessa forma aumentaria o efetivo. “O secretário de Segurança nos garantiu uma nova viatura a cada Unidade de Segurança Comunitária (USC) criada. O que somará para uma atuação mais eficaz”, informa o comandante. Uma destas será a da Divineia, onde foi criada uma USC. O Geape atua com 32 homens para toda a comunidade escolar da área metropolitana (rede pública municipal, estadual, particular e escolas comunitárias).

Entre as ações estão prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/Aids) e palestras anti-drogas. Entre os temas das palestras estão segurança nas escolas, bullying, violência, drogas, indisciplina e ações do Geape. Para reduzir as ocorrências em escolas públicas, o Geape realiza, em média, 60 visitas diárias com apoio de viaturas. O grupo realiza ainda abordagens fora da escola e dentro, desde que solicitada pela direção. O Geape atua desde 1998 em escolas da rede pública situadas na Região Metropolitana da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).

Fonte: O Imparcial

O que achou? Comente!



1ª Vara da Infância e Juventude suspende show de funk do 'Bonde das Maravilhas

Em caso de descumprimento da decisão, organizadores do evento devem ser presos.

A maioria das integrantes do grupo é menor de idade
Em caso de descumprimento da decisão, organizadores do evento devem ser presos.

Por decisão liminar, o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luis, José Américo Abreu Costa, suspendeu a realização do show de funk do 'Bonde das Maravilhas', que ocorreria neste sábado (31/8) e domingo (1/9), na capital maranhense. A suspensão atendeu a pedido da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de São Luis.

O show do grupo de funk 'Bonde das Maravilhas' seria realizado na Associação Atlética do Banco do Estado do Maranhão (AABEM), na Forquilha; na Choperia Fernando, no Anjo da Guarda; no Espaço Caribe, no São Raimundo, e no Espaço do Povão, na Cidade Olímpica.

A determinação diz ainda que todos os gerentes, proprietários ou diretores dos estabelecimentos onde aconteceria o evento sejam notificados, bem como a prisão dos organizadores no caso de descumprimento da ordem judicial.

De acordo com o juiz, o Ministério Público deixou claro na Ação Civil Pública com pedido de liminar várias irregularidades na apresentação do grupo de funk, tais como ofensas a dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, a menoridade civil da maioria das integrantes do grupo, músicas que fazem apologia ao sexo e à violência, danças com forte apelo sensual, 'o que vai de encontro aos princípios da proteção e prevenção da criança e do adolescente enquanto sujeito peculiar de pessoa em desenvolvimento'.

Há ainda a constatação que os organizadores do evento já respondem processo junto a 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luis por descumprimento de normas do ECA - no que se refere à entrada e permanência de crianças e adolescentes em evento inapropriado. Em maio deste ano, os organizadores trouxeram o mesmo grupo para realizar um show em São Luis e descumpriram ordem judicial, que proibia a entrada e permanência de pessoas menores de 18 anos.


O que achou? Comente!